top of page

Patrono da Contabilidade

De origem judaica, nascido em Cafarnaum, recebeu de Alfeu, seu pai, o nome Levi. Foi contabilista e um dos doze apóstolos de Jesus Cristo.

 

Mateus era um arrendatário de tributos (rendeiro) e atuava na área da Contabilidade Pública. Era necessário um rígido controle para o exercício da sua profissão, os quais se refletiam na formulação do documentário contábil, sua exibição e revelação. Não era bem visto pela sociedade, sendo considerado um pecador porque era um cobrador e arrecadador de tributos. O local onde os tributos eram pagos chamava-se Telônio e neste mesmo lugar também trocava-se moeda estrangeira (casa de câmbio).

 

Adotou o nome de Mateus, que significa "o dom de Deus”. Mateus foi o primeiro dos quatro evangelistas. Antes de sua conversão era o mais instruído e rico de todos. Escreveu o relato das pregações de Cristo por volta dos anos 50 d.C. na língua siro-chaldaico. O seu evangelho é considerado o mais completo, bonito e organizado, deixando uma grande obra como escritor evangelista.

 

Assim que recebeu o dom da sabedoria, saiu por várias regiões para a difusão religiosa. Pregou, em primeiro lugar, na própria Palestina, e em seguida, dirigiu-se à Arábia e Pérsia, deslocando-se finalmente para a Etiópia, onde encontrou a morte.

 

São Mateus foi proclamado "Celeste Patrono dos Contabilistas" em 06 de agosto de 1953, por iniciativa dos Colégios de Contabilistas Italianos.

 

Sendo assim, no dia 21 de Setembro comemoramos o Dia de São Mateus, Santo Padroeiro dos Contabilistas.

 

 

 

 

s

Aracaju - SE

 

© 2015 por Alunas da UFS . Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page